É um esporte que mistura adrenalina com segurança, e que pode ser praticado por qualquer pessoa, a fim de desbravar belas corredeiras a bordo de um bote, com muita adrenalina ou nem tanto, pois existem vários graus de dificuldade.A amizade e o companheirismo são as grandes armas do Rafting, pois é praticado em equipe.A primeira viagem de barco em corredeiras foi registrada em 1869, quando John Wesley Powel organizou a primeira expedição no Rio Colorado, nos Estados Unidos. Os aventureiros não tinham técnica para manobrar os barcos nas corredeiras e tiveram problemas de capotamentos e choques em pedras.No Brasil, a história do Rafting é mais recente. Os primeiros botes para corredeiras chegaram em 1982, quando foi montada a primeira empresa brasileira de Rafting: a TY-Y expedições, que no início operava no Rio Paraibuna do Sul e Rio Paraibuna, ambos em Três Rios, Rio de Janeiro.
Existem vários tipos de bote, possibilitando ao grupo escolher qual o modelo mais indicado para cada tipo de corredeira. Ele é feito de um material resistente, o hypalon. Esse tecido é uma mistura de fibra de poliéster e neoprene. O tamanho varia entre 3,65m até 5,50m. Quanto maior o tamanho do bote melhor a estabilidade.Os itens de segurança são fundamentais no Rafting. Os capacetes devem apresentar regulagem interna, o modelo ideal de colete salva-vidas deve ter uma alta flutuação, sistema de fechamento com presilhas reguláveis, um flutuador para cabeça e os remos utilizados devem ser o mais leve e resistente possível. Outro item fundamental é o cabo de resgate, que é uma corda elástica com aproximadamente 20 metros.
Para você que esta querendo curtir a emoção desse esporte, convide um grupo de amigos, pois o entrosamento entre os praticantes é fundamental e procure uma agência especializada no esporte, ela poderá oferecer as melhores condições e levar você aos melhores locais para a prática do Rafting. Essas empresas têm todos os equipamentos necessários. Uma dica de local ideal para a prática do Rafting aqui na região é o belo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, somente a 35 km de Florianópolis, oferece dois trechos de Rafting numa região totalmente selvagem.
Divirta-se!