Kelly Slater (EUA)
O surf é o mais praticado dos esportes radicais. A total interação com o mar. O contato com as ondas e com a natureza, fascinam os surfistas e simpatizantes. Esse é o surf, um esporte praticado pelos Deuses e Reis, que conquistou milhares de adeptos por todo o mundo, criando uma legião de fiéis e apaixonados seguidores. Para praticar esse esporte é necessário apenas uma prancha e muita coragem, para desafiar as ondas. O surf, hoje, deixou de ser apenas um esporte, e é uma filosofia de vida, exercendo grande influência na moda, na música, no cinema. O praticante do esporte possui um estilo próprio e pode facilmente ser identificado em qualquer lugar. Os primeiros relatos do surf dizem que o esporte foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Mas em 1778, quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago, ele afirmou que já existiam surfistas na ilha. Até o início do século 20 o surf permaneceu em baixa até conhecer seu pai, Duke Paoa Kahanamoku, que manteve o esporte vivo graças a sua persistência.No Brasil, as primeiras pranchas foram trazidas por turistas. A primeira prancha brasileira foi feita em 1938 pelos paulistas Osmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz, a partir da matéria de uma revista americana, que dava medidas e o tipo de madeira a ser usada.
O Brasil oferece boas condições para os surfistas. Devido a grande extensão de nosso litoral é possível escolher todos os tipos de ondas no país. Aqui em Floripa existem os melhores picos do pais, como a praia da Joaquina e a Mole, muito conhecidas no mundo pela combinação de belas paisagens e ondas perfeitas.O Havaí é o pico tradicional do surf, se consagrando como a capital mundial do esporte. A praia mais famosa é a de Pipeline. Com ondas perfeitas e muito perigosas, é desafiada somente pelos melhores e experientes surfistas.O surf pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, mas é preciso alguns cuidados para evitar qualquer acidente, sempre respeitando seus limites.
Antes de sair se arriscando nas ondas tire suas dúvidas com algum surfista mais experiente ou procure alguma escola do esporte. Já existem muitas escolinhas do tipo espalhadas pela maioria das praias do País. Para as crianças é essencial que estejam acompanhadas, pois os perigos são maiores.
Aqui em Floripa existem ótimas escolas de surf, como a Escolinha de Surf Evandro santos, na Barra da Lagoa ou a Adrenailha no Hotel porto dos Ingleses.Para muitos, Kelly Slater é o maior surfista de todos os tempos. Além de surfar como ninguém, com seu estilo único e suas manobras criativas que mudaram o rumo do surf, o norte-americano, que foi oito vezes campeão mundial (1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005 e 2006), exerce uma grande influência na maioria dos surfistas. Outros grandes nomes do surf mundial são Tom Curren, tricampeão do WCT (1985, 1986 e 1990), Mark Richards, tetracampeão consecutivamente (1979, 1980, 1981 e 1982), além de Wayne Bartholomew, campeão em 1978 e atual presidente da Associação dos Surfistas Profissionais e o atual campeão do WCT 2007, Mick Fanning (AUS).Na história do WCT de surf, o Brasil conta com nomes como Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Guilherme Herdy, Renan Rocha, entre outros, que foram os primeiros a brilharem no mundial, abrindo portas para nomes como Neco Padaratz, Peterson Rosa e Victor Ribas.Entre as mulheres, o destaque é a australiana Layne Beachley, com sete títulos mundiais (1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2006). As brasileiras Tita Tavares e Jacqueline Silva também já fizeram história ao permanecerem várias temporadas na elite do surf mundial.