quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Jet Ski


O esporte foi criado por acaso, foi um presente, um "brinquedo" a motor que o presidente da Kawasaki deu aos seus melhores clientes, que acabou virando um sucesso de vendas.Desde 1992 existe a BJSA (Associação Brasileira de Jet Ski), que organiza as competições do esporte no Brasil, e tem como principal função normalizar, regulamentar e defender a imagem do esporte.Há pelo menos duas décadas as pessoas que estavam envolvidas com o jet ski decidiram promover pequenas corrias e gincanas, que foram apoiadas pela própria Kawasaki, já que naquela época ela era a única fabricante de jet skis.Existem dois tipos de modalidades neste esporte: o convencional e o jet ski em ondas, o chamado freeride.
No Brasil, os melhores picos para o jet ski estão em Santa Catarina em Piçarras e Imbituba, onde inclusive já foram realizados vários campeonatos, sendo um deles o Mundial de freeride. Atualmente o Brasil é a segunda maior potência do esporte no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A principal dificuldade para quem quer iniciar é o fato do Jet Ski ter um valor muito alto e além disso, são necessários, documentos obrigatórios e muito cuidado. Isso sem contar nas competições que são exigidos o registro do Jet e seguro obrigatório, a habilitação da Marinha, convênio médico e a autorização do Poder Judiciário (Juizado de Menores), caso o atleta tenha menos de 18 anos. Mas mesmo assim nota-se um crescimento no número de praticantes.O Jet Ski não é um brinquedo e pode trazer sérias conseqüências em caso de acidente, pois já foram registrados vários atropelamentos a banhistas. Inclusive já presenciei uma cena, em que um rapaz completamente despreparado e irresponsável perdeu o controle, caiu no mar e o jet entrou areia dentro, quase passando por cima das pessoas que estavam na praia curtindo um dia de sol. Lamentável.
Por tanto se for praticar, nunca ande perto dos banhistas e aproveite com responsabilidade esse que é um dos esportes mais alucinantes.

Nenhum comentário: