quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Waveski


Sentado sobre uma prancha deslizando sobre as ondas mandando altas manobras. Esse é o waveski, um esporte que parece recente, mas que surgiu nas competições de surf durante os anos 60, quando os salva-vidas saíam da água sentados sob a prancha, para dar proteção aos surfistas. Os antigos caiaques foram remodelados por shapers que deram a prancha além de uma maior velocidade, melhor estabilidade e facilidade em desenvolver as manobras.
Apesar da dificuldade encontrada principalmente no Brasil, devido ao preço dos equipamentos, a cada dia surgem novos adeptos.Teve início em 1962, na Austrália e de lá pra cá, o esporte se aperfeiçoou e passou a ser realizado sob caiaques lisos. Já no Brasil o caiaque de onda ingressou em 1982, indo diretamente para o Rio de Janeiro, já que no país existia o esporte à nível de lagoa, rio e cachoeira, mas não de mar.O waveski pode ser praticado em qualquer praia que ofereça boas ondas. Mas para os iniciantes o mais indicado é que encare primeiramente as ondas mais gordas por apresentarem um menor grau de dificuldade. Já para quem tem mais prática no esporte, o mais indicado são as ondas mais tubulares, que possibilitam manobras mais radicais.Para aqueles que quiserem praticar o waveski deverão seguir algumas regras e recomendações. Pois todo o cuidado é pouco na hora de se arriscar num esporte tão radical, por isso é necessário que o atleta procure o local mais adequado para sua experiência e conhecer muito bem os seus limites.O primeiro passo é procurar alguém que tenha experiência no waveski e um equipamento adequado. A segunda etapa é começar a praticar com uma seqüência que vai de remadas e equilíbrio em águas calmas.A partir daí o atleta já pode, usando o bom senso e tendo noção do seu nível técnico, ir para as ondas e curtir toda a radicalidade do waveski.
Uma boa opção para quem está iniciando é a Escola de Canoagem Onda Waveski, localizada na Barra da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), uma das praias mais conhecidas para a prática desse esporte.O mar deve ser sempre respeitado e nunca subestimado. Tenha cuidado e curta a adrenalina com responsabilidade!

Nenhum comentário: