terça-feira, 9 de outubro de 2007

Windsurf


Um pouco de surf, um pouco de vela, um esporte olímpico que pode ser praticado em qualquer lugar e que por essa facilidade vem atraindo um grande número de novos praticantes.
Apesar de ter sido criado há aproximadamente 25 anos, tem grande aceitação por ser uma alternativa tanto para surfistas, que em dias de ondas fracas podem surfar, tanto para os velejadores, que em dias de ventos fracos podem praticar um esporte mais radical.
A idéia de criar o primeiro modelo do que depois viria a ser chamado de windsurf foi desenvolvida pelo casal Newman e Naomy Darby, mas não foi nessa época que o esporte se tornou popular, pois devido aos altos custos para a fabricação das pranchas, o casal acabou abandonando a idéia. Quatro anos depois os amigos Hoyle Schweitzer e Jim Drake resolveram unir as características do surf com o velejo e possibilitar o surf em lagos ou em praias sem ondas, patentearam este equipamento em 1968 chamado de windsurf e partir daí o esporte começou o seu desenvolvimento.O conjunto dos materiais para a prática do windsurf é chamado de rig. A qualidade dos equipamentos é fundamental, um bom equipamento além de propiciar ao atleta uma melhor eficiência no esporte, ainda evita lesões e outros problemas como a deterioração rápida do equipamento. A vela funciona como um motor, é ela que tem a função de captar o vento e mover a prancha. Para a proteção da vela o rig conta com uma retranca, é ela quem mantém o formato da vela e dá a direção para a prancha. O mastro também tem a função de manter o formato da vela e a extensão que é utilizada para estender o mastro para a medida certa.
A maior vantagem do windsurf é a possibilidade de ser praticado em qualquer lugar, mesmo com ventos fracos.O melhor local para a prática do windsurf no mundo é o Havaí. Por reunir todas as condições tanto de intensidade do vento como no tamanho das ondas. Desde o iniciante até o profissional todos podem praticar, desfrutando ainda de belas paisagens.O Brasil oferece ótimas condições para quem deseja iniciar no esporte. Segundo o instrutor e praticante de windsurf, Leonardo Mulin Ribeiro, todo o litoral é excelente.
O pico com ventos mais constantes é o Nordeste e é lá onde é realizada anualmente a etapa brasileira do Circuito Mundial. Outros picos famosos no país são: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além de Brasília, onde o windsurf pode ser praticado no Lago Paranuá.
Por ser um esporte radical requer cuidado, a responsabilidade é o maior item de segurança, respeitar sempre seu limites e os da natureza é uma das principais regras de segurança, sem falar da utilização correta dos equipamentos. Para quem pretende iniciar no esporte é fundamental procurar um instrutor ou escola especializada, pois além de tirar todas as dúvidas auxiliam o praticante na hora da prática. Para quem já tem uma noção do surf ou da vela fica mais fácil à iniciação, pois no windsurf as noções são basicamente a mistura desses dois esportes.

Um comentário:

Carlos Castilho disse...

Mariana
O teu texto está completo, objetivo, claro e preciso. Mas falta um mpouco de alma nele. Está muito para jornal. Blog é mais personalizado, mais humanizado. Sem cair em frescuras, mas com mais historias. Minha sugestão é que você misture informações com historias de pessoas ou experiências tuas. Não sei se praticas o windsurf. Arrisca humanizar um pouco mais os teus posts.
Castilho