terça-feira, 9 de outubro de 2007

Kitesurf


Voar sobre a água puxado por uma pipa. Esse é o princípio do kitesurf, um esporte relativamente novo, inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux , antigiu alguma popularidade na década de 90 e vem ganhando novos adeptos ao redor do mundo. O equipamento do kite é basicamente a pipa e a prancha. O esporte é uma mistura de surfe, windsurf e wakeboard, e surge como uma opção aos praticantes desses esportes em dias onde as condições do tempo não são favoráveis.
A pipa é feita do mesmo material utilizado na fabricação de uma asa-delta, já a prancha pode ser tanto uma especial para o kite, como também uma prancha de surf.
A segurança é um fator primordial no esporte, já que qualquer vacilo pode trazer sérios prejuízos ao praticante, mesmo assim qualquer pessoa pode praticar, desde que esteja acompanhado de um instrutor ou de uma pessoa que já tenha praticado o kitesurf, pois é um esporte que pode se tornar perigoso se não tomados os devidos cuidados. Nunca subestime a natureza, em caso de ventos muito fortes é melhor não entrar na água, pois o controle do kite fica dificultado e você pode correr o risco de um acidente.
Hoje já existem instrutores cadastrados que oferecem ao iniciante a oportunidade de pratica-lo com segurança", tornando a diversão garantida.
Escolha e cuide bem o seu equipamento, pois ele é o seu maior aliado na hora de velejar. É de extrema importância que se verifique a qualidade do material antes de utilizá-lo.
As manobras utilizadas no kitesurf são uma mistura das feitas no surf, no wakeboard e no windsurf. mas que adaptadas criam novos conceitos e nomes. Existem três tipos de manobras, as de transição, as de salto e as feitas na onda, para cada uma dessas três opções existem termos e pontuações diferentes. As de transição são as mudanças de direção feitas pelo atleta. Com uma manobra desse tipo o kiteboarder muda a direção que estava seguindo. As manobras de salto são feitas no ar e visivelmente são as mais bonitas. E por último também existem as manobras feitas na onda. Geralmente essas manobras são adaptadas do surf.
Agora que você já conhece um pouco mais desse esporte, pra lá de radical é só procurar um instrutor preparado e cair na água.

Nenhum comentário: